Voltar     Blog
 

Como a pandemia contribuiu com o fortalecimento de algumas grandes marcas

Uma boa gestão financeira, ótimos investimentos a longo prazo e capacidade de gerir uma crise. Conheça os resultados dessa união.

23 de outubro de 2020
3 min de leitura

Em março deste ano de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou estado de pandemia mundial, colocando diversos países em estado de alerta e período de quarentena. 

Devido isso, escolas, universidades, comércios, indústrias e outros estabelecimentos fecharam as portas, mantendo todos em seus lares, e solicitando por meio de campanhas que as pessoas evitassem sair às ruas, diminuindo assim as chances de contágio. 

Com isso, a economia sofreu forte oscilação, e o cenário brasileiro foi fortemente atingido. Com a desvalorização do Real, a alta do Dólar elevou o preço da moeda, que encerrou junho acima dos R$ 5,00 para comercialização. 

Diante do aumento do preço da principal moeda de negociação com o Brasil, os preços subiram, e o PIB caiu mais de 9,7% no segundo semestre deste ano, criando um caos na economia brasileira, e dificultando relações. 

2020, devido suas circunstâncias tem sido um ano difícil para boa parte da população e das empresas, porém, dentro do Brasil, houve dois nomes que não deixaram de crescer em nenhum momento: Mercado Livre e Maganize Luiza. 

O Mercado Livre é hoje considerado o maior e-commerce do país. O site de buscas – que faz jus  ao nome – é conhecido por disponibilizar em seu marketplace tudo o que se pensar, de pequenas arruelas a carros 0km, abrindo assim espaço para pequenos, médios e grandes mercadores exporem seus produtos. 

Somente neste segundo semestre do ano, o site já confirmou um aumento de 123% nas vendas do Brasil, país que contribuir com 53% do total de vendas do site nos países onde atua. 

Outra importância do momento vivenciado pelo M.L., é seu valor de mercado. A marca adicionou mais de 5 milhões de novos usuários desde o início da pandemia, e em meio à crise, seu valor de mercado dobrou para US$ 50 bilhões, fatos que lhe renderam uma coluna inteira num dos maiores jornais de economia do mundo, o inglês The Economist. 

Muito similar em atuação, a marca de Luíza Trajano cresceu somente no primeiro trimestre de 2020, 73%. 

A solidez da marca neste momento é fruto de uma junção de fatores, como, por exemplo, o fato de o Magazine Luiza tem on e offline o mesmo nível de reconhecimento entre seus consumidores. 

Outra força apresentada pela empresa é o incentivo aos vendedores. Durante a pandemia, o Magazine Luiza disponibilizou whatsapp para trabalho, e intensificou o time de vendas, abrindo espaço não apenas para vendedores do marketplace, mas também para interessados em contribuir vendendo produtos da marca de maneira online, os ofertando via Facebook ou Whatsapp, por exemplo. 

Esta expertise do Magazine Luiza evidencia como é recompensador garantir uma boa gestão financeira do seu negócio. Similar a isso, o Mercado Livre que existe desde 1999, comprova que investir a longo prazo traz resultados. 

Garanta a máxima gestão financeira da sua empresa e invista corretamente para garantir o sucesso do seu negócio. Fale com nossos agentes de crédito e conheça mais sobre as oportunidades de tornar a vida financeira da sua companhia rentável, bem gerida e capaz de lidar bem com as crises. 

Clique aqui e solicite seu atendimento agora mesmo!