Voltar     Blog
 

Minha empresa pode ter conta em uma cooperativa? Como funciona o cooperativismo para Pessoa Jurídica?

Você tem um negócio e precisa ter acesso aos serviços financeiros? Saiba que você pode abrir uma conta para Pessoa Jurídica em uma cooperativa de crédito.

15 de abril de 2021
3 min de leitura

Se você tem um negócio e precisa ter acesso aos serviços financeiros, saiba que você pode abrir uma conta para Pessoa Jurídica em uma cooperativa de crédito, como a Sicoob Credimogiana, por exemplo.  

Empresários de diferentes setores não precisam recorrer apenas a um banco tradicional, para abrir uma conta corrente, já que as cooperativas permitem que empresas possam usufruir de um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros. 

Vem entender melhor como ter uma conta em uma cooperativa de crédito e garantir o acesso aos melhores serviços bancários.  

O que diz a lei sobre o cooperativismo para Pessoa Jurídica? 

A Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971 é a norma que regulamenta as Sociedades Cooperativas, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regi­me jurídico das Cooperativas. 

De acordo com essa legislação, é permitida a admissão de pessoas jurídicas como associações de cooperativas. Para isso, a empresa precisa ter por objetivo as mesmas atividades econômicas que os demais associados ou atividades relacionadas.  

Somado a isso, as cooperativas também podem admitir pessoas jurídicas sem fins lucrativos.  

Vantagens de abrir uma conta em uma cooperativa 

Agora que você sabe que é possível ter uma conta em uma cooperativa de crédito, é importante entender quais são as vantagens de optar por ser um cooperado.  

Ao ter uma conta em uma cooperativa, sua empresa pode ter acesso a uma série de produtos e serviços, que vão desde conta-corrente, cartões, linhas de crédito, seguros, cheque, consórcios, financiamentos, entre outros.  

Na Sicoob Credimogiana, nossos associados contam ainda com uma série de serviços, como assessoria financeira, atendimento personalizado, aplicações financeiras, cartão BNDES, cartões Sicoobcard – MasterCard, empréstimo, extrato, Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, mobile banking, netBanking – SicoobNet e muito mais.  

Além disso, uma outra vantagem é que, assim como acontece com os associados Pessoa Física, os associados pessoa jurídica também são considerados donos da cooperativa e participam dos resultados no final do ano.  

Isso acontece porque as cooperativas são instituições financeiras sem fins lucrativos, que têm como objetivo o benefício comum de todos os seus associados e da sociedade.  

Dessa forma, os lucros, chamados de sobras, são distribuídos entre os cooperados, que incluem pessoa física e jurídica.  

Como abrir uma conta em uma cooperativa? 

Para abrir uma conta em uma cooperativa, como a Sicoob Credimogiana, por exemplo, antes de mais nada, é importante que você conheça o estatuto, como ela funciona, os direitos e deveres dos cooperados e também as leis que regem a instituição.  

Para abrir uma conta, sua empresa precisará apresentar os mesmos documentos para abrir conta em uma instituição bancária tradicional, que incluem documentos pessoais dos sócios da empresa, contrato social, comprovante de endereço da empresa, comprovante de renda, documentos pessoais do cônjuge, se for casado, Balanço Social, Inscrição estadual, municipal, Cartão de CNPJ.  

Gostou do artigo? Não deixe de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre as principais novidades do mercado, dicas, tendências e muito mais.